Diversas pesquisas têm revelado os benefícios decorrentes dos investimentos na Primeira Infância (de 0 a 5 anos e 11 meses). Um dos principais estudos na área é desenvolvido por  James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia e professor da Universidade de Chicago. De acordo com os dados, políticas públicas focadas nessa fase da vida são capazes de reduzir os custos com saúde e educação; melhorar índices econômicos; e, consequentemente, eliminar a extrema pobreza.

Por acreditar no grande potencial que há em nossos pequenos, o Projeto pela Primeira Infância, que atua há mais de dez anos na área,  desenvolveu a campanha “Meu município cuida de mim”. Com o slogan “Educadores qualificados, pais engajados e município comprometido”, a ideia é conscientizar os gestores públicos sobre os impactos positivos no investimento nessa etapa da vida.

Para a coordenadora do programa, a professora universitária e pesquisadora Dra. Mônica Miranda, a campanha vem em boa hora, principalmente, com o retorno gradual das aulas presenciais nas escolas públicas. “Ao explorar todas as potencialidades dessa fase, as crianças tornam-se adultos seguros e bem sucedidos. E isso tem um impacto significativo em nossa sociedade. Um município empenhado em trabalhar em prol de um futuro melhor compreende a importância dos investimentos na Primeira Infância”, explica.

A campanha é composta por conteúdos informativos nas redes sociais do projeto, além de um folder explicativo destinado aos gestores públicos. A equipe do programa também acolherá, através de consultorias técnicas,  municípios interessados na temática. Em seu trabalho voltado para a formação de profissionais do ensino infantil, o Projeto pela Primeira Infância já abraçou  mais de 700 profissionais da rede de ensino infantil, alcançando indiretamente mais de 10.000 alunos da rede pública e privada.

Novo site

O Projeto pela Primeira Infância também está de cara nova. Com um design moderno, leve e interativo, a principal proposta do novo site é estar mais próximo do seu público-alvo: profissionais da educação infantil e da saúde, pais/ responsáveis e gestores públicos, oferecendo informações relevantes e materiais de qualidade.

“O objetivo principal do novo site é aproximar a comunicação com aqueles que são a razão de ser do projeto: os adultos de referência de nossas crianças. Agora, cada um deles terá espaços específicos em nossa página, com conteúdos  que atendem às demandas de cada grupo”, explica a pesquisadora Ms. Carolina Piza, também coordenadora do projeto.

Rafael Rocha

Jornalista

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário