Metodologia

O Projeto Pela Primeira Infância (PPI) é composto por duas (2) etapas. A presente proposta detalha o procedimento da primeira (1ª) etapa, composta por 10 ciclos de debates teóricos, intitulados: “Formação continuada em Desenvolvimento Cognitivo, com base nas neurociências, para profissionais da Educação Infantil”. Os encontros são presenciais, com duração de até 4 horas cada.

A formação continuada contempla temas relevantes sobre o desenvolvimento infantil (clique nos itens para ler):

1) Criança um Ser em Desenvolvimento

Revisão histórica e social das principais concepções de criança até aos dias atuais, incluindo as projeções para os próximos anos.

Entender os conceitos de Neurociência e de Educação.

2) Crescimento e Desenvolvimento da criança dos 0 aos 5 anos

Diferenciação entre o crescimento e o desenvolvimento.

Principais marcos do desenvolvimento nesse período.

Alimentação e sono.

Doenças mais comuns na primeira infância.

3) Conhecendo as funções do cérebro: Desenvolvimento Motor

Desenvolvimento motor e as diferentes características e funções relacionadas ao desenvolvimento da criança.

Possíveis atrasos no desenvolvimento motor.

4) Conhecendo as funções do cérebro: Desenvolvimento da Linguagem

O desenvolvimento da fala e da linguagem oral e escrita.

As diferentes características desta função e a relação com o processo de aprendizagem.

Identificando os sinais de alerta.

5) Conhecendo as funções do cérebro e o comportamento: Atenção, Impulsividade e Comportamento Executivo

Discutindo os conceitos das funções atencionais, do controle da impulsividade e ainda daqueles relacionados ao comportamento executivo (organização, planejamento).

Compreendendo os sinais precoces das alterações no desenvolvimento da criança.

6) Desenvolvimento Emocional e Comportamento (dois encontros)

Entendendo alguns comportamentos como a indisciplina, a teimosia, a birra, o humor, o afeto, o medo, o isolamento, o choro, a agressividade, a interação, as atividades que acalmam e excitam e os reforçadores de comportamento.

7) Crianças com Síndromes Genéticas (por exemplo, Síndrome de Down)

Síndromes genéticas mais frequentes na primeira infância.

Principais características cognitivas e comportamentais.

Como promover o desenvolvimento dessas crianças com uma proposta de educação inclusiva.

8) Prática Pedagógica e o processo de aprendizagem na Educação Infantil

Revisão dos principais temas apresentados, e a relação com a prática pedagógica e o processo de aprendizagem.

O curso terá carga horária de quarenta horas (40 horas), com o mínimo de dez encontros presenciais. Recomendamos que o intervalo entre os encontros seja, no máximo, de 15 a 20 dias.

O número de participantes depende do local disponível e da demanda do parceiro (ex: Município), contudo sugerimos que os grupos tenham até 80 participantes, permitindo maior e melhor interação entre os presentes.

Para cada tema, foi desenvolvida uma apostila (clicar aqui) e há possibilidade de disponibilização complementar de material impresso ou no formato digital. Também oferecemos a opção do parceiro ter acesso a materiais complementares (atividades, vídeos, textos).

Por meio deste projeto, esperamos estabelecer um intenso diálogo com aqueles envolvidos no dia-a-dia da criança (famílias, comunidades e profissionais da educação), para que possam, cada vez mais, ampliar seu olhar sobre os inúmeros processos que repercutem no bom desenvolvimento da primeira infância.