Em 2012, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) lançaram um Edital de Chamada de Propostas para selecionar pesquisas na área do desenvolvimento infantil, em particular na primeira infância. Entre os projetos aprovados, estava este, implementado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), intitulado “Desenvolvimento de um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo para Profissionais da Educação Infantil: o modelo de Resposta à Intervenção”. Esse projeto utilizou o modelo K-RTI como fundamentação teórica e prática e foi desenvolvido sob responsabilidade dos pesquisadores Prof. Dra. Mônica C. Miranda, Prof. Dr. Orlando F. A. Bueno e equipe.

Em 2015, novos parceiros integraram o projeto, visando aprimorar seu conteúdo e ampliar as perspectivas de atuação para outros Estados do país. Foram estes a equipe do Instituto ABCD, sob a então coordenação de Carolina Toledo Piza (MSc.), a equipe do NINAPI (Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco) – sob coordenação da Prof. Dra. Pompéia Villachan-Lyra e participação das pesquisadoras Emmanuelle Chaves (Dra.) e Sílvia Maciel (Dra.), com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) – e em 2016, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a participação das Profas. Izabel A Hazin Pires e Ana Manhani C. Assenço.

O projeto, agora denominado Projeto Pela Primeira Infância (PPI), é um conjunto de ações de pesquisa e de formação de profissionais da Educação Infantil. Ele foi criado tendo por base o fato, já apontado por diversas pesquisas, de que as principais demandas formativas dos profissionais da educação infantil se referem à sua necessidade de uma compreensão mais abrangente das teorias e das bases do desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e comportamental da criança.

Além disso, também é consenso na comunidade científica o reconhecimento da importância de uma intervenção adequada na primeira infância (inclusive no ambiente escolar) para um desenvolvimento infantil pleno e saudável.

Desde sua concepção, em 2012 o projeto PPI já foi realizado na cidade de São Paulo (SP), em Pirassununga (SP), em Recife (PE) e em Macaíba (RN), formando mais de 570 profissionais da rede de ensino infantil e impactando indiretamente mais de 14.000 alunos do ensino infantil da rede pública.