Conhecer mais sobre como a criança se desenvolve e suas nuances é fundamental para o adequado planejamento de ações pedagógicas e/ou terapêuticas, com consequentes acompanhamentos e avaliações.

Medidas de políticas públicas valorizam cada vez mais ações focadas na exploração de uma Primeira Infância de qualidade, período compreendido entre 0 a 5 anos e 11 meses de idade. Desta maneira, é cada vez mais importante criar espaços que possibilitem o diálogo e discutam conceitos e práticas, baseados em evidências científicas, voltados para esta etapa da infância.

Assim, nasceu o Projeto pela Primeira Infância. Com objetivo de integrar os conhecimentos da Psicologia do Desenvolvimento e da Neurociência com os da Educação, o programa pretende ir além da abordagem biológica de como funciona o cérebro de uma criança, buscando ampliar a discussão a respeito do processo de aprendizagem infantil.

Para atingir os seus objetivos tão essenciais para a criança e a sociedade, o Projeto pela Primeira Infância é formado por uma equipe com vasta experiência nas áreas da saúde e educação, que produziram um programa de formação tanto para os profissionais que atuam na educação infantil como para os pais e responsáveis.