Prêmios

Confira os prêmios que foram concedidos ao Projeto pela Primeira Infância (PPI).

Pôster premiado como Menção Honrosa

1. Freitas, T. G.; Sousa, A. L.; Assis, N.; Oliveira, M. C. A. C. R.; Mello, C. B.; Bueno, O. F. A.; MIRANDA, M. C. Impacto de um programa de formação em desenvolvimento cognitivo para profissionais do ensino infantil. In: V Reunião Anual do IBNEC (2014) Joao Pessoa. V Reunião Anual do IBNEC, 2014. v. 1. p. 230-230.

Publicações

Veja o material publicado pela nossa equipe.

I. Artigos

MIRANDA, M. C.; TOLEDO-PIZA, C. M. ; ASSENCO, A. M. C. ; LYRA, P. V. ; PIRES, I. A. H. ; SILVA, E. C. C. ; SOUSA, A.L. ; BUENO, O. F. A. . Adaptação do Modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas. NEUROPSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 11, p. 30-42, 2019.

II. Capítulos de livros

QUEIROGA, B. A. M. ; CESAR, A. B. P. C. ; CAPELLINI, S. A. ; Miranda, M. C. Intervenções preventivas em aprendizagem no Brasil. In: Rochele Paz Fonseca, Monica C Miranda e Alessandra G Seabra. (Org.). Neuropsicologia Escolar. 1 ed. São Paulo:Pearson Clinical, 2020, v. 1, p. 529-548.

Miranda, M. C. Promoção de habilidades cognitivas e socioemocionais na Educação Infantil. In: Natália Martins Dias, Alessandra Gotuzo Seabra. (Org.). Neuropsicologia com pré-escolares: Avaliação e intervenção (Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica). 1ed.São Paulo: Editora Pearson Clinical Brasil, 2018, v. 1, p. 239-257.

III. Palestras

Parentalidade e a parceria familia-escola na primeira infância. IX Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica e IV Ibnequinho (2021).  Palestra virtual.

Intervenção na primeira infância. 10ª Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) e Congresso de Neuropsicologia do Paraná (2020). Palestra virtual.

O Ócio e a Superestimulação. Programa de Mentoria para pais – Lilah (2020)

O possível impacto do uso de tecnologias no desenvolvimento na primeira infância. II Congresso Brasileiro de Neuropsicopedagogia (2019). Joinville-SC

O brincar na infância. Roda de Conversa – Hacktown (2019). Sta. Rita de Sapucaí.

Neurociências e educação: diálogos e perspectivas. I Seminário Regional de Neurociências e Educação: Tecendo Redes Pela Primeira Infância (2019). Salvador-BA

Estimulação do desenvolvimento na primeira infância: o que o clínico precisa saber. Neuropsicologia: a grande clínica interdisciplinar (2019). Palestra virtual.

Promovendo o desenvolvimento na primeira infância. 48a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (2018). São Leopoldo-RS

Neuropsicologia e a Primeira Infância. 9a. Reunião Anual do IBNEC. (2018). São Paulo-SP.

Primeira Infância: Aplicação do Modelo K-RTI em Municípios Brasileiros. I Jornada de Educação “Maria Lucia Morrone” da Universidade Ibirapuera (2017). São Paulo- SP

Formação de profissionais da educação infantil em desenvolvimento cognitivo: A experiência em 4 municípios brasileiros.  XV Congresso da Sociedade Latinoamericano de Neuropsicologia (2017). Natal-RN.

Working Meeting – Improving the lives of children: a unl-brazil collaborative on early childhood – research and practice. Discussão em grupo. (2016). São Paulo-SP.Acolher para incluir e cuidar na Primeira Infância.

Simpósio de Primeira Infância. Semana do Bebê (2016). Sobral-CE.

Intervenção na primeira infância com base no modelo K–RTI. II Encontro em Desenvolvimento Infantil: Cuidando da Primeira Infância (2015). Salvador-BA

Por que o conhecimento em Neurociências é importante para estimular o desenvolvimento na primeira infância? II Encontro Norteriograndense de Neuropsicologia (2015). Natal-RN.

Alfabetização precoce sob a perspectiva das neurociências da educação. VI Reunião Anual do IBNeC & 1st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES (2015). Gramado-RS.

Modelos de estimulação do funcionamento executivo para a primeira infância. V Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (2014). João Pessoa-PA.

Programa de Formação em desenvolvimento cognitivo, com base nas neurociências, para professores da educação infantil. V Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (2014). João Pessoa-PA.

Resposta à intervenção: uma abordagem para prevenir dificuldades de aprendizagem na educação infantil. Congresso Aprender Criança (2014). Ribeirão Preto-SP.

Contribuições da estimulação neuropsicológica para o desenvolvimento infanto-juvenil. Evento Científico Comemorativo dos 50 Anos de Psicologia da UERJ (2014). Rio de Janeiro-RJ.

III. Resumos publicados em Anais de Eventos Científicos

Souza, D. P.; Ferreira, J. C. N.; Nikaedo, C.; Toledo-Piza, C. M.; Bueno, O. F. A.; Miranda, M. C. Concepções de professores da educação infantil a respeito do desenvolvimento cognitivo e processo de aprendizagem. In: V Reunião Anual do IBNEC, 2014, Joao Pessoa. V Reunião Anual do IBNEC (2014). v. 1. p. 231-231.