Muitos aspectos sensoriais, cognitivos, de linguagem e socioemocionais dependem de experiências que ocorrem durante os primeiros anos de vida da criança. A pouca estimulação durante essa fase pode comprometer o desenvolvimento infantil de forma significativa e, em alguns casos, de forma permanente. O Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo e Socioemocional para Profissionais que lidam com a Primeira Infância parte de um importante aspecto que é o de compreender, sob uma perspectiva integral, essa fase da vida dos pequenos e suas relações com a aprendizagem.

A nossa meta é que a formação possa fortalecer a rede de apoio à Primeira Infância. Por isso, o programa visa promover um espaço de debates e diálogos multidisciplinares, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos que impactam diretamente o desenvolvimento da criança (como, por exemplo, os marcos do desenvolvimento e a identificação precoce dos sinais de alerta para as diferentes aquisições da primeira infância).

NOSSO PÚBLICO-ALVO

null
Profissionais da Educação Infantil: professores, gestores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de desenvolvimento infantil, assistentes sociais e estudantes da área.
null
Profissionais da saúde que atendem crianças de 0 a 6 anos.
null
Outros profissionais que lidam com a criança na Primeira Infância (profissionais de educação física, artes, entre outros).
null
Gestores públicos responsáveis pela elaboração e implementação de políticas direcionadas para a educação infantil.

COMO O PROGRAMA FUNCIONA

O Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo e Socioemocional para Profissionais tem como foco estabelecer um contínuo e intenso diálogo com aqueles envolvidos diariamente com a educação e saúde das nossas crianças para que possam, cada vez mais, ampliar seus olhares sobre os inúmeros processos que repercutem em uma Primeira Infância de qualidade.

Assim, nosso curso é organizado em 10 encontros com duração 4 horas/ aula, no formato presencial ou online. Oferecemos também cursos para profissionais que, individualmente, buscam qualificação em suas áreas, além de formação via rede pública (municípios) e privada que visam atualizar sua rede educacional.

São aulas teóricas, com aplicabilidade prática, que estão sincronizadas com as evidências científicas mais atuais.  Por meio de exemplos da vida real e casos apresentados, visamos explorar importantes marcos do desenvolvimento, identificar sinais de alertas de atrasos e oferecer estratégias práticas para promoção do desenvolvimento das crianças de forma individual ou coletiva (na sala de aula, por exemplo).

Os seguintes temas são abordados, gerados por meio de intensas pesquisas realizadas por nosso grupo multidisciplinar (clique aqui e conheça nossa equipe):

  • null

    Criança um Ser em Desenvolvimento

    • Revisão histórica e social das principais concepções de criança até aos dias atuais, incluindo as projeções para os próximos anos;
    • Entender os conceitos de Neurociências da Educação.
  • null

    Crescimento e Desenvolvimento da criança dos 0 aos 6 anos

    • Diferenciação entre o crescimento e o desenvolvimento.
    • Principais marcos do desenvolvimento nesse período.
    • Alimentação e sono.
    • Doenças mais comuns na primeira infância.
  • null

    Conhecendo as funções do cérebro: Desenvolvimento Motor

    • Desenvolvimento motor, as diferentes características e funções relacionadas ao desenvolvimento da criança.
    • Possíveis atrasos no desenvolvimento motor.
  • null

    Conhecendo as funções do cérebro: Desenvolvimento da Linguagem

    • O desenvolvimento da fala e da linguagem oral e escrita.
    • As diferentes características desta função e a relação com o processo de aprendizagem.
    • Identificando os sinais de atraso.
  • null

    Conhecendo as funções do cérebro e o comportamento: Atenção, Impulsividade e Comportamento Executivo

    • Discutindo os conceitos das funções atencionais, do controle da impulsividade e ainda daqueles relacionados ao comportamento executivo (organização, planejamento).
    • Compreendendo os sinais precoces das alterações no desenvolvimento da criança.
  • null

    Desenvolvimento Emocional e Comportamento (2 encontros)

    • Entendendo alguns comportamentos como a indisciplina, a teimosia, a birra, o humor, o afeto, o medo, o isolamento, o choro, a agressividade, a interação, as atividades que acalmam e excitam e os reforçadores de comportamento.
  • null

    Crianças com Síndromes Genéticas (por exemplo, Síndrome de Down)

    • Síndromes genéticas mais frequentes na primeira infância.
    • Principais características cognitivas e comportamentais.
    • Como lidar com essas crianças no ambiente escolar.
  • null

    Prática Pedagógica e o processo de aprendizagem na Educação Infantil

    • Revisão dos principais temas apresentados, e a relação com a prática pedagógica e o processo de aprendizagem.
    • Os profissionais apresentam seu entendimento dos conceitos a partir de suas vivências a fim de ampliar o debate e ter maior arsenal de estratégias.

Materiais

Para cada tema abordado no curso, foram desenvolvidas apostilas com disponibilização no formato impresso ou digital, além de materiais complementares.

Os materiais disponibilizados (abaixo) fazem parte do Curso de Formação e devem ser usados como apoio durante a capacitação. Tratam-se de produções teóricas e práticas, baseadas em evidências científicas, construídas colaborativamente a muitas mãos por profissionais e pesquisadores da saúde e educação, que somaram esforços junto à equipe do Projeto pela Primeira Infância.

Vale lembrar que os estudos neste campo de desenvolvimento estão em crescente expansão. É uma área de pesquisa multidisciplinar, suas descobertas são dinâmicas e inesgotáveis. Os materiais aqui expostos foram cuidadosamente elaborados, mas devem sempre ser complementados com novos estudos.

Esperamos que o nosso acervo possa lhe trazer boas descobertas e que contribuam para aprimorar o seu olhar, oferecendo explorações ricas e dinâmicas, que favorecem o bom desenvolvimento de nossas crianças. Boa leitura!