Sabemos que o desenvolvimento integral de nossas crianças não depende apenas do ambiente escolar. Pesquisas mostram que pais informados e participativos na educação de seus filhos tornam as crianças mais confiantes, uma vez  que o engajamento dos responsáveis, por meio de uma parentalidade positiva e consciente, fortalece o apego seguro.

Por acreditar em uma rede de educação qualificada e integrada, com uma  parceria fortalecida entre educadores, pais e a comunidade de nossos pequenos, o Projeto pela Primeira Infância criou o Programa Parentalidade, que leva ciência e informação ao primeiro espaço de referência da criança: a sua casa.

Por meio do Programa Parentalidade, oferecemos informações sobre desenvolvimento infantil, voltado aos primeiros anos de vida. Pretendemos aprofundar o diálogo com a família, visando oferecer conteúdo de qualidade, com embasamento científico, a partir de estudos sobre Psicologia Infantil e Neurociências.

O programa informativo é baseado na educação parental dirigida a mães, pais e outros adultos de referência da criança. O objetivo principal é promover o conhecimento e o desenvolvimento de competências e confiança parentais, que colaboram com a redução da prevalência de problemas emocionais, de comportamento ou de saúde mental em crianças entre 0 a 6 anos.

COMO O PROGRAMA PARENTALIDADE FUNCIONA?

A iniciativa foi criada a partir do nosso desejo de oferecer materiais de fácil acesso e de qualidade à família, que a ajudassem a ampliar seu conhecimento sobre as etapas de desenvolvimento dos seus filhos. Assim, foram concebidos coletivamente os princípios básicos do projeto Parentalidade.

Nosso programa foi co-construído a muitas mãos, com especial atenção  à adequação da linguagem, com respeito à diversidade étnica, sociocultural e de formação das famílias.

Elaboramos materiais multimídias, em formato de e-books, vídeo-animação e podcasts, para tornar o conteúdo didático, acessível e estimulante. Desejamos promover diálogos e reflexões com a família, ou seja, o fortalecimento da rede família-escola, favorecendo o crescimento saudável dos pequenos.

Princípios básicos do Programa Parentalidade. Fonte: elaboração própria.

MATERIAIS

Para ter acesso aos materiais, basta se cadastrar na página do programa.

Ao se cadastrar, você também receberá informações com atualizações de todas as atividades do Projeto pela Primeira Infância.

Entrevistas

Sete entrevistas com profissionais especialistas nos temas abordados, disponibilizados como podcast em plataformas de streaming e vídeos no Youtube. Clique em cada item para assistir.

  • null

    “A importância de brincar livre na natureza”

    A fonoaudióloga Adriana Amaral entrevista o pediatra e sanitarista, Dr. Daniel Becker, para discutir conceitos como “emparedamento” da infância, referência ao estilo de vida que afastam as crianças do contato com áreas verdes, entre outros.

  • null

    “O uso de tecnologias digitais na primeira infância. Você é contra ou favor? ”

    A neuropsicóloga Carolina Piza (PPI) entrevista a Profa. Dra. Monica Miranda (UNIB) sobre o uso de telas pelas crianças, abordando as recomendações internacionais sobre o tempo e frequência, por exemplo.

  • null

    “A importância do sono na primeira infância”

    A Profa. Dra. Monica Miranda (UNIB) entrevista o Prof. Dr. Fernando Louzada (UFPR) sobre a importância  do sono para o desenvolvimento e para aprendizagem.

  • null

    “Educação infantil, alfabetização e linguagem na primeira infância”

    A fonoaudióloga Adriana Amaral entrevista a Profa. Taís Ciboto (HCFMUSP) e a Profa. Dra. Ana Luíza Navas (FSCMSP) sobre as habilidades linguísticas que sustentam o processo de alfabetização, chamando a atenção para os riscos da alfabetização precoce.

  • null

    “Derrubando mitos sobre a alimentação na primeira infância”

    A fonoaudióloga Adriana Amaral entrevista a nutricionista Milene Henriques, sobre os mitos na introdução alimentar que podem trazer consequências como a seletividade alimentar.

  • null

    “Apego e vínculos familiares: as crianças são programadas para o amor”

    A neuropsicóloga Carolina Piza (PPI) entrevista a Profa Dra. Pompeia Villachan-Lira (UFRPE) sobre o desenvolvimento do apego e do vínculo, reforçando o princípio de que base da saúde mental e física das crianças está no afeto e na responsividade de seu adulto de referência;

  • null

    “Parentalidade atípica e parentalidade rara”

    A neuropsicóloga Larissa Salustiano (USP/PPI) entrevista a fonoaudióloga e diretora do Instituto ABCD e mãe do João Gabriel,que nasceu com microcefalia, Juliana Amorina, Antonie que é pai do Anthony, e presidente da Casa Hunter, onde eles contam suas experiências.

E-books

Sete e-books com temas sobre o desenvolvimento infantil.

  • null

    “A parentalidade na primeira infância”

    Apresenta definições e importância do exercício da parentalidade.

  • null

    “Crescer, desenvolver e ser criança! ”

    Aborda a diferença conceitual entre crescer e desenvolver, explicação sobre períodos críticos e o processo de amadurecimento nos domínios do desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional.

  • null

    “O corpo em movimento: o desenvolvimento motor na primeira infância”

    Traz importantes referências sobre a relação entre as vivências sensoriais e desenvolvimento das competências e habilidades motoras, através dos movimentos.

  • null

    “A regulação do comportamento na primeira infância”

    Enfatiza a importância da parentalidade no desenvolvimento das funções executivas e da atenção, com dicas práticas.

  • null

    “Desenvolvimento emocional”

    Aborda a diferença conceitual entre sentimentos e emoções e a influência dos pais na expressão do comportamento da criança.

  • null

    “A linguagem e a fala”

    Trata do desenvolvimento da linguagem ressaltando a importância das relações, da interação e trocas comunicativas.

  • null

    “O caminho da aprendizagem”

    Traz à discussão as mudanças de paradigmas relacionados ao papel da educação infantil, propiciando uma reflexão sobre o desenvolvimento integral e a relação família-escola.

Vídeos

Sete vídeos em formato de animação que ilustram momentos da vida real compartilhados pelo cuidador e pela criança, reforçando o conteúdo das entrevistas e ebooks. Clique em cada item para assistir.

  • null

    “Parentalidade”

    Ilustra o exercício e a importância da parentalidade, elucidando o termo, explicando aos pais sua associação às práticas parentais positivas.

  • null

    “O que é ser criança”

    Define o que é a criança na atualidade, derrubando crenças do passado, considerando a criança em suas especificidades, necessidades e direitos.

  • null

    “Crescimento e desenvolvimento”

    Ilustra a diferença entre crescer e desenvolver, a importância do acompanhamento pediátrico e a influência ambiental e relacional neste processo

  • null

    “O desenvolvimento motor”

    É representado através da importância das experiências sensoriais e motoras, através do brincar e do movimento livre.

  • null

    “O brincar”

    Traz o brincar de forma lúdica, aprofundada, incentivando os pais a optarem pelas brincadeiras sem demanda, principalmente em ambientes naturais.

  • null

    “A atenção e as funções executivas”

    Ilustra o processamento atencional ainda em amadurecimento da criança, colaborando na compreensão dos pais sobre a importância das práticas parentais como promotoras de um bom funcionamento executivo.

  • null

    “A linguagem”

    Vem representada através das habilidades de comunicação em seus aspectos não verbais e verbais, reforçando a importância das trocas de olhares, do cuidado afetivo, da leitura, etc.