O Projeto Pela Primeira Infância (PPI) tem por objetivo integrar os conhecimentos da neurociência com os da educação e saúde, disseminando-os e promovendo uma troca de experiências com os profissionais da rede da primeira infância (educação e saúde). Consequentemente, espera-se contribuir para o desenvolvimento de práticas integradas e baseadas em evidências científicas que beneficiem o maior número possível de crianças.

Este projeto baseia-se em um modelo de “Resposta à Intervenção”, denominado Pré-K RTI (do inglês Kindergarten-Response to Intervention), enfatiza as especificidades desta faixa etária (0-5 anos), preconizando o desenvolvimento integral na primeira infância, bem como sinais de alerta que indiquem a necessidade de uma intervenção precoce, que pode prevenir ou mitigar a ocorrência de problemas no desenvolvimento da criança, ter impacto posterior no processo de alfabetização e aprendizagem.

Desta maneira, o projeto Pela Primeira infância (PPI) propõe:

null
Introduzir uma visão integral do desenvolvimento típico e atípico da criança (cognitivo, comunicativo, socioemocional, motor e de linguagem);
null
Discutir a importância da intervenção precoce para aumentar as oportunidades de desenvolvimento da criança, principalmente as carentes de experiências socioambientais;
null
Introduzir conteúdo sobre inclusão, abordando as Síndromes Genéticas e Malformativas mais frequentes na primeira infância;
null
Discutir a necessidade de oferecer práticas pedagógicas integradas, com monitoramento numa perspectiva multi-dimensional da criança, que possa, ao mesmo tempo, identificar suas potencialidades e as suas necessidades;
null
Enfatizar a importância de fornecer suporte em um ambiente natural, no caso, a escola; contribuindo para a construção de um planejamento pedagógico que contemplem experiências intencionais, que promovam o desenvolvimento dos pontos de fragilidade da criança.